terça-feira, 29 de janeiro de 2008

o uso do editor de texto como um recurso para a ampliação das habilidades de escrita de um aluno com necessidades educativas especiais

Marcela Lima

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Campinas – Brasil

marcelalima81@gmail.com

A presente comunicação dialoga com as pesquisas sobre o uso de novas tecnologias da informação e comunicação (NTICs) no processo de ensino/aprendizagem de língua materna (LM). O objetivo deste trabalho é o de descrever e analisar uma experiência de uso de um editor de texto com correção gramatical automática (Word) como um recurso para a ampliação das habilidades de escrita de um aluno de 6º ano do Ensino Fundamental com necessidades especiais. Esta é uma pesquisa que utiliza a metodologia qualitativo-interpretativista. O corpus de referência é formado por diversos textos produzidos pelo aluno nas etapas do projeto de leitura e escrita do gênero conto fantástico com ele desenvolvido. As análises apontam que o uso do computador e do editor texto possibilitou o aumento da autonomia do aluno para perceber e resolver suas dificuldades de escrita, bem como para solicitar a mediação da professora quando os recursos do editor eram insuficientes para sanar suas necessidades. A pesquisa foi informada, principalmente, pelas concepções enunciativo-discursiva da linguagem e neovygotiskyana da aprendizagem; pelas teorias críticas de letramento, inclusive as que tratam do letramento digital.

Seção do Congresso: S9 – Lingüística Aplicada ao ensino de línguas (L1 e L2)


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